• APOINME OFICIAL

Seminário Perspectivas e Incidências da Convenção 169 da OIT no Âmbito da APOINME .



Na manhã dessa quinta feira dia 30 de Janeiro, foi dado início, na aldeia Mata da Cafurna, Terra Indígena Xukuru Kariri, Palmeira dos Índios-AL, o Seminário Perspectivas e Incidências da Convenção 169 da OIT, no âmbito da APOINME. Esse seminário foi iniciado com o ritual sagrado indígena e logo após a, apresentação dos participantes. Na parte da manhã foi apresentado a rede de advogados indígenas da APOINME, seus objetivos e finalidades essa rede é composta por cinco indígenas da área de abrangência da APOINME, teve também a presença e apresentação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Mulheres de Alagoas Maria José da Silva.

Na parte da tarde, ouve a mesa de apresentação, explanação sobre a convenção 169 da OIT, algumas diretrizes a constituição federal/88, declaração das Nações Unidas sobre os direitos humanos e da declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos povos indígenas, essa mesa foi composta por Dinaman Tuxá, Cristiane Pankararu, Weibe Tapeba e Maynamy Xukuru Kariri.

Esse primeiro dia de seminário foi super importe, pois foram discutidas políticas públicas voltada aos povos indígenas, uma verdadeira aula de política indigenista.


O seundo e último dia do Seminário Perspectivas e Incidências da Convenção 169 da OIT no Âmbito da APOINME, que aconteceu na aldeia Mata da Cafurna, Terra Indígena Xukuru Kariri, Palmeira dos índios-AL. O dia se iniciou com um toré, logo após foi formada a mesa temática, Terras indígenas: A situação territorial atual e os trâmites para a sua regularização, essa mesa foi mediada por Sarapó Pankararu - APOINME e teve como palestrantes Maria Augusta (Guta) CTI e Marcelino Dantas - FUNAI. Em seguida ouve a Mesa temática 2: Empreendimentos: listar os empreendimentos dentro e/ou em torno das terras indígenas como linhas de transmissão, torres eólicas, mineração, usina nuclear, hidroelétricas, entre outros e a incidência dos impactos socioculturais, socioambientais, socioeconômicos e socioespaciais, independentemente de regularização territorial, mediada por Paulo Tupiniquim - APOINME e teve como palestrante Cassimiro Tapeba - APOINME. Na parte da tarde houve a mesa de avaliação do seminário onde todos os participantes puderam fazer seus agradecimentos e expor seus sentimentos sobre o evento, em segunda, a entrega dos certificados e, para encerrar com chave de ouro, aquele ritual para energizar positivamente a todos os participantes.

E foi assim mais um evento realizado pela APOINME, dentro de um território indígena, pois o objetivo dessa gestão é de fato fortalecer suas bases.

Vídeos



2 visualizações

Diagramação e Designer do Site @Alexandre Pankararu e @Graci Guarani