• APOINME OFICIAL

NOTA DE PESAR


Com extrema tristeza viemos a público compartilhar a nota de pesar do Conselho Indígena do Povo

Anacé de São Gonçalo do Amarante e Caucaia


O Conselho Indígena do Povo Anacé de São Gonçalo do Amarante e Caucaia – CIPASAC expressa seu profundo pesar por ocasião do falecimento do Sr. Cleilson de Lima Oliveira (50 anos), integrante da Comissão de Lideranças Indígenas da Reserva Taba dos Anacé, Membro Titular do Conselho Fiscal do CIPASAC e integrante da Brigada Anacé.

Desde o último 23 que ele se encontrava internado numa Unidade de Terapia Intensiva – UTI do Hospital Municipal de Caucaia, com suspeita de COVID – 19 (foi realizado teste mas o resultado ainda não foi divulgado e/ou confirmado), e na noite de ontem não resistiu a uma parada cardíaca.

Grande entusiasta na luta pela constituição da Reserva Indígena Taba dos Anacé, Cleilson teve incisiva atuação nas reuniões entre Governo do Estado, Fundação Nacional do Índio – Funai, Petrobras, Ministério Público Federal – MPF e Comissão de Lideranças, representando a comunidade com disposição, compromisso e zelo.

Guerreiro corajoso, nunca se eximiu de pontuar suas inquietações, dúvidas e sugestões. Homem de opinião consistente, sempre foi muito direto com as palavras e prezava por falar a verdade, de maneira forte, em alto e bom tom, sem temer o impacto que ela iria causar. Prezava pela honestidade como princípio de vida, balizando suas ações e decisões de forma muito justa, sempre tendo o esmero na buscar pelo bem comum e união da comunidade. Habilidoso construtor, levou o capricho como regra ao trabalho de mestre de obra e imprimia sua marca de distinto profissional em todos os seus afazeres.

Defendia e amava o território, sempre pontuando a necessidade de cuidarmos da Terra, das matas, dos rios, lagoas e demais espaços da Reserva, sendo esse um importante legado por ele deixado, e também uma oportuna forma de mantermos a sua memória viva entre nós.

Diante dessa lamentável situação, reforçamos o apelo de mantermos o isolamento e distanciamento social, solicitando que aqueles que puderem fiquem em casa, usem máscaras, adotem os cuidados com as higienização e sigam as recomendações e orientações das autoridades de saúde.

Prestamos nossas condolências e solidariedade aos seus 6 filhos, 2 netos, companheira, pais, irmãos e irmãs e demais familiares.

É dolorosa a perda de uma grande liderança! Nossa Reserva encontra-se de luto, em profundo sentimento de tristeza e consternação, o que contrasta copiosamente com sua alegria e determinação de viver.

CLEILSON ANACÉ, PRESENTE!

Reserva Indígena Taba dos Anacé, Caucaia - CE, 26 de maio de 2020.

1 visualização

Diagramação e Designer do Site @Alexandre Pankararu e @Graci Guarani