• APOINME OFICIAL

NÓS, POVOS INDÍGENASJUNTOS NO ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS


Nesse momento, o mundo todo está atravessando esse momento difícil de combate ao Covid19, doença transmitida por um novo vírus chamado Coronavírus.

A doença atinge as vias respiratórias e se parece com uma pneumonia. Seus sitomas são: febre acompanhada de tosse (geralmente seca) e/ou e dificuldades respiratórias. É importante saber que nem sempre as pessoas infectadas apresentam sintomas. E, se estiverem infectadas, transmitem a doença para outras pessoas, mesmo sem apresentar sintomas.

O Brasil, tem o Sistema Único de Saúde, que vem trabalhando de maneira séria e comprometida com o enfrentamento da pandemia. Mas seus recursos são insuficientes para atender um número grande de pessoas ao mesmo tempo. Por isso precisamos fazer nossa parte para evitar o adoecimento de nossas comunidades. Esse vírus se transmite com uma velocidade impressionante. A transmissão acontece por:

· Toque do aperto de mão: Principal forma de contágio · Gotículas de saliva · Espirro · Tosse · Catarro · Toque em objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos e teclados de computador, etc. As pessoas que correm maior perigo (Grupo de Risco) de complicações em decorrência da doença, e que tem menor chance de cura, caso contraiam o vírus são:

- Idosos com mais de 60 anos

- Pessoas com imunidade baixa

- Pessoas com doenças crônicas como diabetes

- Pessoas com doenças cardiovasculares (coração e circulação)

Como prevenir a contaminação e a transmissão desse vírus:

FICAR EM CASA: - Por favor fiquem nas suas aldeias. Somente saia se for extremamente indispensável (sobretudo se estiver no grupo de risco). Essa é a orientação da Organização Mundial da Saúde, e é uma medida fundamental para evitar a disseminação do vírus - Caso seja inevitável fazer algo fora da aldeia, peça para alguém que não está no grupo de risco - Ao sair da aldeia, use máscara ou um pedaço de pano (tecido) cobrindo a boca e o nariz Como prevenir a contaminação e a transmissão desse vírus: LIMPEZA: - Lave com frequência, e demoradamente, as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão ou sabonete, ou então higienize com álcool em gel 70% - Água sanitária é exclente para limpeza da casa e utensílios, porque mata o vírus - Higienize com frequência o celular, os utensílios da casa e brinquedos das crianças - Não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, cuias, talheres, toalhas, ou pratos - Mantenha sua casa limpa e quando for possível, use água sanitária diluída em água para isso Como prevenir a contaminação e a transmissão desse vírus: EVITE CONTATO FÍSICO E AGLOMERAÇÕES - Até que a situação se normalize, não receba visitas na aldeia, nem realize atividades coletivas, especialmente com a presença de pessoas de fora da comunidade - Evite abraços, beijos e apertos de mãos - Não toque no nariz, nos olhos e na boca; exceto se suas mãos estiverem muito bem lavadas antes. Ao tocar, lave sempre as mãos depois da forma já indicada - Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos - Mantenha uma distância mínima cerca de 2 metros de qualquer pessoa, sobretudo se estiver tossindo ou espirrando - Não esteja em aglomerações e mantenha os ambientes limpos e bem ventilados. - Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos e fique em casa até melhorar. Vamos vencer esse vírus! ADOTE UMA ATITUDE DE FORÇA E CONFIANÇA E CUIDE DE SI E DE SUA COMUNIDADE: - Durma bem, tenha uma alimentação saudável e mantenha-se fisicamente ativo - Adote uma postura amigável sem contato físico - Confie! Essa situação vai passar. Logo venceremos essa pandemia e estaremos junt@s! - Vamos seguir solidários, ajudando nossos Povos a superar esse momento difícil, e adotando as precauções necessárias para não adoecer e não contaminar ninguém. CASO ESTEJA EM SITAUÇÃO DIFÍCIL: VAMOS CONVERSAR E COOPERAR EM APOIO AOS NOSSOS POVOS Seja por motivo de saúde, por contaminação de alguém da comunidade, de dificuldade para alimentação na comunidade, ou qualquer forma de insegurança dentro de seu território, entre em contato com a APOINME em nossas redes sociais: Instagram @apoinme_brasil e Facebook Apoinme Brasil

O coronavírus não é uma simples gripe, se cuide e cuide dos outros, fique em casa, só assim vamos vencer essa guerra.

Contribua com os povos indígenas Todos juntos no enfrentamento ao COVID 19


Façam como Célia Xakriaba, Gean Ramos Pankararu e outros parentes e parceiros, entrem na campanha para ajudar os povos indígenas na luta contra o coronavírus...



0 visualização

Diagramação e Designer do Site @Alexandre Pankararu e @Graci Guarani