• APOINME OFICIAL

MST doa 6 toneladas de alimentos aos povos Pankarariri e Kariri Xokó.



Em tempo de pandemia vem revelando o lado humanitário das pessoas e movimentos sociais e, em uma ação totalmente humanitária o Movimento Sem Terra - MST doa 6 toneladas de alimentos aos povos Pankariri e Kariri Xokó de Alagoas, ambos os povos são localizados no município de Porto Real do Colégio -AL, em um cenário que ambos os povos são o epicentro de casos do COVID 19 entre os indígenas de Alagoas, está doação chega em um momento muito necessário a estes povos.

Segundo a matéria publicada no site www.mst.org.br, no dia 17 de julho camponeses e camponesas de diversas áreas da Reforma Agraria Popular distribuíram cerca de seis toneladas de alimentos aos povos indígenas Pankariri e Kariri Xocó, no município de Porto Real do Colégio, região agreste do estado de Alagoas. De acordo com Débora Nunes, da coordenação nacional do MST, a doação compõe mais uma

ação de solidariedade do Movimento durante a quarentena e reforça a importância da sua realização no momento atual. “É importante reforçar a solidariedade, sobretudo nesse tempo de pandemia, onde o governo lança-se em ofensiva contra os trabalhadores e trabalhadoras, contra os direitos dos povos indígenas, quilombolas e sem terra”.

A doação foi realizada a partir da produção de diversos territórios, entre assentamentos e acampamentos do MST no estado de Alagoas. Esta é a primeira vez durante a quarentena que as doações ocorreram em territórios indígenas. Também já foram realizadas anteriormente

doações no Alto Sertão, à famílias desabrigadas vítimas da enchente do rio, além de doações em diversos bairros na periferia da capital, Maceió.

Felizmente nesses momentos tão difíceis podemos contar com ações tão nobres como estas, que ameniza um pouco o extremo descaso por parte de muitos poderes públicos, que vem se demostrando uma grande falta de empatia perante a essa pandemia.

Sendo assim nós da Articulação dos Povos e Organizações indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espirito Santo, em nome de todos os povos indígenas de nossa área de abrangência, agradecemos profundamente ao MST, que desde de sua fundação atua em estrema parceria com o movimento social indígena.

Fonte: https://mst.org.br/2020/07/20/mst-doa-6-toneladas-de-alimentos-a-povos-indigenas-de-alagoas/

Enviado por: Idyarony Perigipe

48 visualizações

Diagramação e Designer do Site @Alexandre Pankararu e @Graci Guarani