• APOINME OFICIAL

IN MEMORIA A DONA DOMINGAS DAMÁSIO



“Olivença é minha terra, Tupinambá é minha nação!

O maracá é o instrumento, instrumento da união”.

Com pesar o povo Tupinambá perde mais uma memória viva, Dona Domingas Damásio encantou e nos deixa em memória o quão foi uma mulher guerreira.

Como entoamos no canto Tupinambá, Olivença é minha terra, Tupinambá é minha nação, essa luta pelo reconhecimento étnico do seu povo, ela foi uma das protagonista, esse momento de deixar a nomenclatura caboclos de Olivença e afirmar a sua nação Tupinambá.

Junto com seu esposo seu Pedro Bráz (in memoria) cedeu um espaço do seu terreno para a construção do maior patrimônio do povo Tupinambá, o Colégio estadual Indígena Tupinambá de Olivença.

Mãe, esposa, avó, agricultura, guerreira, nos deixou um grande legado, legado de luta pela demarcação do TI Tupinambá e resistência do ser Tupinambá. Vítima desse novo inimigo invisível, o COVID 19, o seu corpo que nasceu da terra voltou para ela. A semente que nasceu, e semeou bons frutos, está no nosso instrumento de união, sempre que balançarmos o maracá e entoamos os nossos cantos, dona domingas estará presente.

Por :Juliana Santana (Amanayara Tupinambá)

É com extrema tristeza que nós APOINME, postamos está homenagem a Dona Domingas, então segue aqui nossas profundas solidariedade a família dela e ao povo Tupinambá, dona Domingas se foi vitima de um vírus implacável, mas ela deixa a nós a sua historia e experiência de vida, vá em paz dona Domingas, que nossos deuses lhe coloque em um bom lugar.

23 visualizações

Diagramação e Designer do Site @Alexandre Pankararu e @Graci Guarani