• APOINME OFICIAL

Formação Continuada da APOINME, Curso POTYRÕ Saberes e Lutas Coletivas

Atualizado: Set 16



Na manhã desta terça feira dia 15 de Setembro, aconteceu a aula inaugural do Curso POTYRÕ, que no Tupi antigo quer dizer mutirão ou trabalhos coletivo, por conta da pandemia do novo coronavírus, o curso está sendo realizado através de uma plataforma online e, conta com a participação de 50 (cinquenta) indígenas entre jovens, mulheres e lideranças representando as dez micro regionais da área de abrangência da APOINME, os participantes foram indicados por cada coordenador de micro de uma forma de equidade de gênero.

O curso é fruto de parceria com a Embaixada Real da Noruega (ERN), instituição que apoia com o financiamento das ações propostas em aprovados Planos de Trabalho, seus objetivos gerais são: fortalecer diálogos e articulações entre os indígenas da região, promovendo de diagnósticos e mapeamentos de dados para subsidiar a implementação de ações e políticas; e qualificar a gestão das atividades institucionais e projetos da APOINME, por meio de planejamento institucional e de um processo de formação continuada.


Sendo assim o POTYRÕ será realizado em dois módulos, com uma aula on-line semanal, o primeiro vai acontecer de 15 de Setembro até o dia 26 de Outubro com o tema Lutas Políticas e Direitos indígenas, o segundo será realizado de 02 a 30 de Novembro com o tema Gestão.

Assim, e considerando que é fundamental que a Organização esteja apta a promover a gestão de todos os assuntos ligados a sua agenda, dominando as ferramentas voltadas à defesa de direitos dos Povos de sua região, bem como os mecanismos de gestão e monitoramento de projetos e demais assuntos próprios ao regular funcionamento da instituição.

Esse processo formativo pretende valorizar, sobretudo, a ação das mulheres e da juventude indígena, e promover a atuação das Microrregionais da APOINME, potencializando os resultados da Organização junto às comunidades beneficiárias locais. 

Sendo assim seguimos firmes e fortes, na luta pelos direitos indígenas e contra as negações de direitos já adquiridos e, mesmo em tempo de pandemia e isolamento social a APOINME, mantém seu compromisso articulando e mobilizando os povos indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espirito Santo, com o intuito de fortalecimento do movimento social indígena como um todo. E DIGA O POVO QUE AVANCE!



19 visualizações

Diagramação e Designer do Site @Alexandre Pankararu e @Graci Guarani