• APOINME OFICIAL

19 de Abril dia do Índio.



De 14 a 24 de abril de 1940, foi realizado em Patzcuaro, no México, o Congresso Indigenista Interamericano, mas os representantes indígenas de todos os países da américa com exceção do Paraguai, Haiti e Canadá, boicotaram os primeiros dias do evento e só chegaram no dia 19, para reivindicar medidas de proteção em seus territórios.

Com o fim do Congresso, foram definidas algumas medidas genéricas a serem tomadas em favor da defesa dos povos indígenas.Entre elas, estavam o "respeito à igualdade de direitos e oportunidades para todos os grupos da população da América", "respeito por valores positivos de sua identidade histórica e cultural a fim de melhorar situação econômica", "adoção do indigeníssimo como política de Estado", e, por último, estabelecer "o Dia do índio em 19 de abril".

Não foram todos os países que adotaram a data como dia de celebração da cultura indígena - e no Brasil ele também levou tempo a ser oficializado, somente em 1943 foi instituído decreto-lei pelo presidente Getúlio Vargas, que finalmente estabeleceu a data comemorativa.

Esse foi o primeiro relato de organização indígena no continente americano, desde então os povos vem se organizando, lutando e resistindo por direitos mínimos de sua existência, até os dias de hoje.

19 de abril não é apenas uma data comemorativa para os povos indígenas, significa também resistência. PARABÉNS E DIGA O POVO QUE AVANCE!



0 visualização

Diagramação e Designer do Site @Alexandre Pankararu e @Graci Guarani